quarta-feira, junho 17, 2009

Pão de Santo Antônio

“Não sabia qual era o ritual, então fiz na chapa”

Esse é o resumo da minha falta de cultura católica. Há algum tempo atrás, descobri essa pequena igreja de Santo Antônio incrustada na Praça Patriarca. Agora que sou uma moradora da região central, estava passeando na manhã de sábado na companhia da Cuca e do James e fomos até a igreja, onde centenas de mulheres faziam fila para fazer pedidos ao santo. Era dia de Santo Antônio. Entramos na fila e fomos sendo levados pelo fluxo de pessoas com flores, saquinhos de pão, mãos erguidas, olhares de súplica. Sem entender muito a lógica, mas acompanhando o movimento, cheguei a uma bifurcação. Para quem assistiu ao filme A Vida de Brian, um filme genial do Monty Phyton, era a própria cena: “Crucification? Crucification? This way, please. Thank you!” Uma senhora organizava duas filas, perguntando: “Pão? Confissão? Por aqui. Obrigada. Pão? Confissão?” Eu não ia me confessar, acho que nem sei ao certo o que é pecado e o que não é... Então, segui a fila do pão. Chegando ao final, dois rapazes entregavam pão às baciadas, gritando “Amém”. Recebi o pão meio sem jeito e quando percebi já estava fora da igrejinha novamente. Ali mesmo ouvi que podíamos comer um pedaço e tal, mas acabei guardando o meu na bolsa. No domingo de manhã, ao acordar, lembrei do pão e do tempo que não comia um pãozinho francês com manteiga na chapa. Sem muito titubear, lambuzei o lindo pão de Santo Antônio com manteiga (Aviação!) e botei na frigideira! Depois fiquei sabendo qual era a do pão bento: tem que dividir com os amigos, botar no pote de arroz, embrulhar em um saquinho... Tudo isso para ter fortuna ou por ventura arrumar um casamento. Mas como sabemos há anos (vide nossos conterrâneos canibais), nada melhor do que incorporar aquilo que nos dá força ou é sagrado, então eu o devorei!

Espero que não ocorra nenhum efeito colateral no meu espírito! Viu, produção?!!

3 Comments:

Blogger Angelamô said...

Que nada, nega!
Deve ter uma simpatia com pão de Santo Antonio na chapa.
Se não tem, a gente lança!
Que mal pode haver.

Beijos

3:27 PM  
Blogger Cathola said...

hahaha... tô rolando de rir ainda... Minha vó te diria que tudo o que é bento é bom de ser comido e bebido.Ela dava um pedaço pra cada um comer...só não era na chapa, mas até aí nosso pão também não é romano... tá valendo hehe.
beijão

7:55 AM  
Anonymous Heresia!!!! said...

hhahahahahah

muito bom!

9:06 AM  

Postar um comentário

<< Home