quinta-feira, maio 03, 2007

Extra! Extra!

Há anos que ocupar a reitoria é senão uma possibilidade real de barganha com aqueles que não nos ouvem, uma vontade vaidosa do movimento estudantil. Um símbolo da radicalização que antigamente se resolvia com uma boa greve e muitos piquetes, mas que hoje soam apenas como brincadeira de moleque mimado que quer gastar dinheiro público permanecendo mais do que quatro anos em cursos que, convenhamos, podiam ser concluídos em dois; afinal, ninguém que estuda filosofia vai salvar a vida de um cidadão contribuinte em cinco minutos com uma caneta bic na traquéia ou em quatro anos, com um pacote econômico que permita a ele comprar a geladeira em prestações-sem-juros.
Mas, messianismos e apologias às apelidadas “Humanidades” (que o nosso Aurélio define como - além de natureza humana - benevolência, clemência e compaixão) á parte, quem ocupou o prédio da D. Suely certamente não estuda na FMUSP, nem na São Francisso, nem na POLI. (Peço licença para registrar aqui a presença de companheiros da Nutrição, Educação Física e outras unidades tradicionalmente relegadas ao esquecimento político, mas que, dessa vez, e talvez de várias outras, engrossaram o caldo pé-na-porta).
Pois é: eis que hoje, dezenas (e depois centenas) de estudantes destruíram as grades da entrada do prédio da reitoria após serem barrados ao tentarem entrar na audiência que ia ouvir quem? Eles mesmos. Siiiim. Havia uma reunião agendada com a reitora para que fossem esclarecidas a nós estudantes as posições institucionais da universidade quanto às emendas do governo Serra que comprometem a autonomia universitária. Começou, então a brincadeira: ONDE ESTÁ SUELY? Alguns diziam que já estava no céu; outros, que tinha ido namorar; outros, que comia brioches em uma padaria não-sei-o-quê-pari; quando se confirmou, ela estava na capital da França!! Alameda Franca? Não!!! Seu bobo! em Paris, França! Aí, pronto: sem assembléia, nem nada...(veja bem: sem assembléia, neeem naaaada...)os estudantes quebraram as grades e entraram no prédio. Ai que orgulho! Cinco anos tentando e não é que uma hora chega?

Quando eu soube, senti uma mistura das duas coisas. Um: “que sagaz! Só podia ser essa a ação mesmo”; e outro: “aê, até que enfim vou ver essa merda ocupada!”. Corri da sala de aula e fui direto pro prédio.

Cheguei. De cara, escuto:

- Carteirinha!
- Quê?? Não...não! Peraí: esse prédio foi ocupado, não foi?
- Foi
- Por estudantes, não foi?
- Foi
- E por que ainda tem que mostrar carteirinha pra entrar nele?
- A plenária que decidiu! Pra não entrar jornalista, gente filmando...

De repente, me sai o cara do Diário de S. Paulo com uma mina pendurada nele dizendo que era da Comissão de sei-lá-o-quê e que ela era a responsável por falar com a imprensa. Ué, mas esse pode?

- Moço! Mas esse pode?
- A plenária que decidiu...

Entrei, sem mostrar a carteirinha, claro. Até porque eu perdi a minha...E fui participar da plenária. Briga vai, briga vem. Conlute, UJS, Conlute, UJS, UJS, Conlute, Conlute, Conlute, Conlute...
Fiquei por umas duas horas e fui embora quando pediram pra uma menina que tinha participado da ocupação sair porque estava filmando, com um outro estudante gritando na cara dela: quero meus direitos de imagem!
Percebi que, de fato, nem sempre ocupação quer dizer radicalização, me lembrei do acampamento João Cândido. E para aqueles que acreditam e pensam no que fazem, deixo meu manifesto:

NÃO AO MONOPÓLIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
NÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL
NÃO À FALTA DE MORADIA DIGNA
NÃO AO SINISMO POLÍTICO

E SIM A TODAS AS OCUPAÇÕES QUE CONSIDERAM E LUTAM CONTRA ESSAS COISAS!!!

Boa noite pra todos que estão lá tomando dolly, passando frio e segurando as pontas por acreditarem.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Para você poder estar publicando este texto, passou pela apreciação da assembléia?! Pod'não!
>>>

11:35 AM  
Blogger Cathola said...

Juju.... vc ainda ficou lá para ver o foda-se ser votado? E o pior é que aconteceu mesmo...
Rir pra não chorar....
beijocas

11:51 AM  
Blogger jubs said...

o quê??
mandaram um foda-se pra votação, ou votaram se podia mandar um foda-se?

1:39 PM  

Postar um comentário

<< Home