quarta-feira, julho 05, 2006

lembranças da cidade da vovó

Faz duas semanas que tento terminar meu semestre na faculdade...
Num acontecimento daqueles que a gente torce pra rolar quando estamos no colegial, uma professora abortou o curso antes do último trabalho e resolveu dar cinco pra todos que fossem mal. Eu, apesar, de curtir muito literatura moçambicana, mantive a indiferença com que ela me recebeu e saí direto de sua sala para o bar. Direto é quase uma blasfêmia pra quem já andou no prédio da letras, se colocassem o David Bowie lá dentro, surgiriam monstrinhos, ou a Columbia Pictures rodaria um filme. Faz cinco anos que passo por lá e ainda não sei pra onde ir quando procuro uma nota!

Não fui pra qualquer bar, fui para o Cantinho da Amizade. O nome mais aconchegante para o lugar em que passamos quase dois terços da nossa semana e deixamos, pelo menos, um do nosso salário . No meio da cidade mais metropolitana que eu conheço, que dista pelo menos uma hora da praia, o que eu escuto na mesinha do lado: conversa de pescador!!

Três tiozinhos, com cara enrugada e dedo grosso, proseavam:

- sabe quanto tempo a gente demorô pra chegá na praia, no ventu?? 4 horas. Depois de gastá um litu de éter no motô e ainda assim ele num pegá, de jeito nium!!
- ó rapá, eu ando de barco mas tenho medo memo é de voá! Memo que no mar tenha esse negócio de salitú...e ó num tem porra nenhuma desse negócio de salvá a vida, não! É sem colete!
(...)
- a piaba é diferente do lambari!
-é nada! pra mim são tudo a mema coisa..
- a piaba ocê tem que enfiá pelo rabo e deixá ela nadano, porque pela frente, aí rapá, ela morre!

Fiquei vidrada nessa conversa até o moço do bar me chamar atenção de que minha cerveja tinha acabado...depois de três garrafas fui embora entendendo um pouquinho mais do nome do boteco e o porquê da galera que mora no Butantã não ligar nem um pouco pro centrão...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Salve Xulinha! Até que enfim vejo seu blog. Está muito legal. Vamos pro cantinho continuar essas histórias de pescaria? Estou ainda encafifada com peixe(mandi)que chora, com linhada sem memória e numa conversa em beira de rio que dá pouco peixe: "Calma meu fio, a lua minguante já vem aí..."
Beijos

1:22 PM  

Postar um comentário

<< Home